Uma coisa muito comum no mercado são ecossistemas de mídia engessados e fragmentados. Muitas empresas enxergam, e tratam, o seu fluxo de trabalho como silos individuais, o que pode acabar trazendo uma série de diferentes desafios e ineficiências para criadores e donos de conteúdo.
Com uma tendência de expansão para ecossistemas cada vez mais flexíveis dominando
a nossa indústria, é possível adotar uma visão que facilite a inovação, cloudificação, escalonamento e elasticidade?
Os Desafios de um Workflow Engessado
A TV tradicional de anos atrás já contava com uma série de complexidades, mas nos últimos anos, com os movimentos de transformação do mercado, novos desafios começaram a surgir. As expectativas dos consumidores, o número crescente de formatos e metadados de cada mídia, o aumento de service providers, os desafios de distribuição, priorização de conteúdo e o planejamento de capacidade são alguns dos fatores que precisamos levar em consideração diariamente.
Para que as empresas consigam continuar atendendo a essas demandas em um mundo em transformação, precisamos ter um novo approach no preparo de conteúdo e gerência de workflow. Na prática, podemos encarar esses ecossistemas como verdadeiras cadeias de suprimento de mídia.
Uma visão de Integração e Inovação
Esse conceito de cadeia de suprimento é o que chamamos de Media Supply Chain, que surgiu no mercado como uma resposta a esses desafios. Resumidamente, se refere a tratar um workflow de mídia como uma grande esteira de produção, que carrega esse conteúdo desde o seu ponto de origem até o seu destino, passando por todos os complexos processos que são necessários para garantir tanto a entrega desse negócio quanto a melhor experiência da audiência de modo geral.
Cada ecossistema é único, com seus próprios desafios e particularidades, mas independente disso, essa readequação pode fazer toda a diferença no momento de expandir e adaptar o seu workflow atual para uma nova realidade, seja com um ambiente cloud nativo, on-premise ou híbrido. Isso também trás facilidades no mundo da automação, possibilitando uma visão macro dos vários processos e conexões que compõe essa esteira.
Assuma o controle do seu ecossistema
O caminho rumo à inovação não é simples, mas é necessário para que o potencial de cada negócio seja explorado o máximo possível. Quando entendemos que cada pedaço de um ecossistema de mídia não é uma ilha isolada dos demais, mas sim parte de um fluxo que leva esse conteúdo até o cliente final, ganhamos um entendimento mais profundo de como cada etapa influencia esse processo e como cloudificação e automação podem beneficiar essa esteira produtiva como um todo, considerando que
além de tratar da revisão dos fluxos, ela também é uma análise pela perspectiva econômica/financeira, com estudo de TCO aprofundado.
Quando olhamos para o futuro, fica cada vez mais claro que teremos uma grande ênfase na velocidade de início, ou seja, o tempo que levamos para sair do zero até um sistema produtivo, e na flexibilidade dos workflows em atender novas demandas. Teremos um foco cada vez maior na adoção de novas tecnologias, expansão, elasticidade, automação e inovação.
No entanto, ninguém precisa navegar sozinho. Processos de cocriação nos permitem contar com o apoio do mercado como um todo, através de parcerias e trocas de conhecimento, para chegarmos cada vez mais longe.