Na manhã de terça, 1º de junho, aconteceu a segunda edição do SET eXperience 7×7, evento em que especialistas analisam as tendências do mercado de tecnologia, mídia e entretenimento. A cada edição, muita informação e conhecimento!
Entretenimento hoje precisa de uma infraestrutura de alto nível para ser um produto chamativo e de qualidade para o público. No entretenimento ao vivo, então, é preciso infra e estar preparado para imprevistos a qualquer momento.
No painel BBB: Tecnologias para conteúdo, os executivos da Globo Igor Macaubas, Marcelo Bossoni e Paulo Rabelo debateram as novas tecnologias e processos criados para garantir o sucesso da edição 21 do programa.
Para o Bossoni, diretor de Tecnologia e Entretenimento, o Big Brother Brasil é dividido em duas grandes partes. “A primeira grande parte é onde acontece o reality, o core da nossa operação. Nessa parte ficam o controle de produção, as câmeras exclusivas, que somam 60 no total, e toda a estrutura de edição e pesquisa de material que funcionam de maneira muito ágil para dar conta do recado. Além disso, existe outra estrutura que nos permite divulgar o programa em todas as nossas plataformas. O BBB é um dos programas que mais utiliza toda a infraestrutura técnicas dos nossos sites.”
Paulo Rabello é diretor do Hub de Operações e Distribuição de Conteúdo da Globo. Ele foi o moderador e pediu para que Igor Macaubas iniciasse sua participação falando como se atinge o equilíbrio entre performance na votação e segurança do sistema.
“É um tema muito polêmico garantir ao público que os votos contabilizados são realmente reais. No ano passado, no BBB 20, batemos nosso recorde histórico de votação com 1,5 bilhão de votos. Essa votação teve auditoria do Guiness Book e uma auditoria externa para garantir que estava tudo certo. Este ano, mudamos os mecanismos para garantir um nível de segurança ainda maior. Adotamos a melhor solução de captcha no mercado para garantir que é um humano quem está votando. Então, trocamos uma solução construída dentro de casa e partimos para uma solução de mercado que trouxe um resultado muito melhor”, afirmou Macaubas.
Ao final do painel, Rabello perguntou a Bossoni como foi operar o BBB de forma totalmente remota. “Foi um desafio enorme este ano. Conseguimos colocar um controle remoto que nos permitiu controlar o estúdio do BBB diretamente do Jardim Botânico. Isso começou a ser discutido 6 meses antes do programa começar com todos os profissionais envolvidos para garantir a segurança de todos. Desenhamos processos operacionais exclusivos para o programa, pois todos os nossos processadores de renderização e a parte de redundância estavam fora do estúdio. Tínhamos fibras por caminhos diferentes, microondas, enfim, foi feita uma infraestrutura muito robusta de encaminhamento de sinais entre os dois sites para que nada acontecesse de errado”, concluiu Bossoni.