O SET eXPerience Lunch Break do dia 6 de Julho abordou o tema Monetização de Dados, com André Vellozo, CEO da DrumWave Inc. A moderação foi de Mentor Neto, CEO da Spinoff Digital.
De acordo com Vellozo, “quando se busca a propriedade do dado, sempre se procura quem é o dono do dado. Se o dado é meu, se é seu, do banco… mas a verdade é que a única coisa que gera dado são os relacionamentos. Por exemplo, sem o relacionamento dos meus pais meu DNA não existiria. Quando você está andando pelo mundo, conhecendo pessoas, nas relações que você cria, você gera dados. Ou seja, sempre geramos dados, mas agora podemos capturá-los e fazê-los trabalhar a nosso favor.”
O CEO da DrumWaze complementa dizendo “que hoje nós geramos duas coisas: valor e dados. São duas faces da mesma moeda.”
A DrumWave oferece engenharia e visualização de valor de dados, permitindo que os usuários capturem, analisem, definam preços, vendam e entreguem valor de dados para uso interno e externo de forma dinâmica.
“Para capacitar as empresas, é necessário mapear o ecossistema de dados. Geralmente, as empresas têm a custódia dos dados para um objeto específico: o serviço que elas prestam. Ao fazer o mapeamento, a DrumWave inseriu um certificado e um score. Esses dois itens estabelecem custódia compartilhada, permitindo que a empresa se torne um broker de seu próprio ecossistema de dados. Dessa forma, é possível compartilhar métricas de valor e organizar os dados para gerenciá-los como representante ao receber ofertas internas e externas”, define Vellozo.