Painel SET EXPO 2022 ANO 101 DO RÁDIO – RELEVÂNCIA PARA GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
Palestrante: Juliana Paiva – Sócia-diretora Radiodata
130 milhões de pessoas consomem algum tipo de áudio no Brasil.* O consumo é amplo e vai do radinho da dona de casa ao aplicativo de celular do executivo de uma multinacional
Não há o que se questionar sobre a força da comunicação de rádio no país. O crescimento no consumo de podcasts reforça ainda mais a relevância do meio rádio com a possibilidade da distribuição on demand.
O investimento no setor aumenta com a mídia programática digital e a migração do AM. Por que então um grupo pequeno de emissoras fica com a maior parte da verba publicitária?
As 10 emissoras que mais faturam no mercado brasileiro são aquelas que personalizam suas programações e focaram em públicos específicos.
Todas têm um perfil de programação e de público nichado o que dá a elas repertório para disputar mercado com as demais mídias.
Nessas emissoras, o patrocinador é um parceiro dentro de um projeto de negócio. A relação com os patrocinadores deve ser sempre de longo prazo.
A audiência está cada vez mais personalizada. Não é uma questão de quantidade de ouvintes, mas o tipo de ouvinte que o mercado quer falar.
A dificuldade no meio está justamente em buscar essa personalização uma vez que 3 a cada 5 emissoras de rádio no país veiculam exatamente o mesmo tipo de conteúdo. A discussão não é mais em qual device vamos entregar o conteúdo e sim o que vamos entregar para o nosso ouvinte.
Publicidade